segunda-feira, abril 24, 2006

25 de Abril


O meu filho chegou a casa e disse-me que tinha que fazer uma composição sobre o 25 de Abril.
Ó Santa Melancia! O que é que eu posso dizer sobre tal data?
Vou-lhe dizer que o avô lutou a vida toda por tal feito?
Que ele passou 10 anos da sua juventude nas cadeias deste País e nas mãos da PIDE?
Que se temos fins-de-semana de 2 dias é graças a ele e a homens como ele?
Que se comemoramos o 1 de Maio e o Dia Mundial de Criança, se temos Segurança social (sim, agora não serve para nada, mas já foi útil para muita gente…), se temos Subsidio de Férias e de Natal, se temos as ditas férias, se as mulheres ficam de baixa por parto, se as mulheres têm direitos Sociais, se todos os jovens têm direita a estudar (e não só os filhos dos ricos) e tantas outras coisas que agora não me vem à ideia, foram homens como o meu pai e muitas mulheres de quem ninguém fala, que tornaram a Revolução possível, foram os homens e as mulheres que morreram ás mãos da Pide (em Peniche, em Caxias, no Tarrafal …), que construíram a ponte para a Democracia.
Tudo muito bonito, só que o ideal destas pessoas que sofreram e muitas pagaram com a vida não foi atingido!
Tudo foi deturpado, foi alterado …. Foi abandalhado …
Eu sinto-me traída, enganada, roubada nos meus sentimentos e nos ideais que o meu pai me ensinou!
O que é que eu posso dizer ao meu filho?
Que todos os governantes deste país, acabaram com o 25 de Abril?
Que não souberam levar o sonho em frente?
Que a tão desejada Liberdade foi mal tratada, e deturpada? Que todos usam e abusam em nome dela?
Que estragaram a vida de tanta gente com a má entrega das Colónias?
Não souberam salvaguardar a vida dos naturais dos países africanos, não pensaram nos portugueses que lá estavam nem tão pouco nos de cá, que nunca tinham estado em Africa e se viram a braços com as enxurradas de retornados! Tantas famílias destruídas!
Os cofres estão vazios, o ouro que era bom, já era!
Estamos cada vez mais endividados, e com menos Liberdade.
O que é que eu posso dizer a uma criança de 9 anos que sempre teve tudo? Que não consegue sequer vislumbrar um pouco do que era a vida antes do25 de Abril!
Não consegue entender o que o meu querido povo alentejano passou para sobreviver!
Que não consegue perceber como é que uma família de 5 pessoas sobrevivia a comer um prato de petinga e meio pão de 2 em 2 dias, como aconteceu a tanta gente em Setúbal!
Como é que um família sobreviveu anos a fio a comer caranguejos e a vender caracóis, onde uma das jovens só teve lençóis na cama quando tinha14 anos! Porque andou anos a juntar dinheiro para os poder comprar!
Ele não entende isto, também não entende a necessidade do 25 de Abril!
Como tantos por aí, ele não entende para que é que foi feita a Revolução dos cravos!

Etiquetas: